À paixão pela ilha junta-se o nosso empenho em garantir a sua sustentabilidade.
Compromisso com a essência do território e da comunidade.
O Abrigo da Cascata enquadra-se num contexto territorial autêntico. As Fajãs de São Jorge, distinguidas pela UNESCO com a denominação de Reserva Natural da Biosfera, aumentaram o nosso compromisso com a preservação ambiental e com o desenvolvimento da comunidade local.
As nossas actividades seguem as orientações nestes 7 objetivos de desenvolvimento sustentável (ods):
Para conhecer os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, explore a página THE 17 GOALS | Sustainable Development.

Retiros de desenvolvimento pessoal

O Abrigo da Cascata foi reconhecido com o nível 5 do galardão MIOSOTIS Azores, pela Direção Regional do Ambiente e Direção Regional do Turismo, pela implementação das suas boas práticas ambientais.
Os critérios avaliados incluem resíduos, água, energia, biodiversidade e valorização local, gestão ambiental e informação.
O símbolo escolhido deste galardão é uma flor de uma das plantas endémicas dos Açores, existente em todas as ilhas, com a designação científica de Myosotis maritima, também conhecida por não-me-esqueças.
Neste estabelecimento o consumo de resíduos e energia é registado e analisado, caso tenha curiosidade peça o dossier ambiental na receção.
Queremos que a sua estadia nos Açores, como o nome da flor deste galardão, seja inesquecível.

O empreendimento Abrigo da Cascata – Casas de Campo subscreveu em 2021 a Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, integrando este mecanismo pioneiro para acelerar a integração dos ODS na sua política de desenvolvimento sustentável. Para mais informações consulte a página de internet em CARTILHA – Açores – No rumo da sustentabilidade (azores.gov.pt)

O Governo dos Açores promove anualmente a Campanha SOS Cagarro, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, com o apoio da Direção Regional do Ambiente, tendo como parceiros institucionais os Parques Naturais de Ilha e a Azorina, S.A.
Esta iniciativa visa essencialmente alertar para a necessidade de preservação desta espécie protegida que nidifica nos Açores, envolvendo as populações, visitantes e entidades no salvamento dos cagarros juvenis encontrados junto às estradas e na sua proximidade. Alguns dos cagarros juvenis salvos nos Açores há mais de 7 anos, já regressaram ao nosso arquipélago para acasalar e ter as suas crias.
O Abrigo da Cascata- Casas de Campo associa-se à Campanha SOS Cagarro, anualmente entre 15 de outubro e 15 de novembro, período que coincide com a saída dos cagarros juvenis dos ninhos para o primeiro voo oceânico. Existe o perigo de colisões e atropelamento de cagarros durante o Outono pelo que se deve evitar a perturbação, obstrução ou destruição dos seus habitats e locais de nidificação, bem como a captura e alimentação das aves .
Para mais informações sobre a Campanha SOS Cagarro por favor consulte a página de internet https://www.azores.gov.pt/Gra/dram-soscagarro/